A folha de ouro de Bernard DauvetArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

A folha de ouro de Bernard Dauvet

Bernard Dauvet – o último batedor de ouro, em França


Deu-se conta, em artigo anterior do ArteAzul’Atelier, da folha de ouro fabricada artesanalmente na empresa familiar Dauvet S.A., na localidade francesa de Excenevex, Haute Savoie, France. De facto, o dono dessa empresa, Bernard Dauvet, o último batedor de ouro ( batteur d'or ) em França, chefiando um pequeno grupo de colaboradores, fabricam por ano cerca de um milhão de pequenas folhas de ouro.
Como curiosidade, haveria no século XVIII em França à volta de 5000 batedores de ouro, assim chamados, pois o processo de fabrico consiste numa sucessão de batimentos sobre o ouro até atingir medidas ínfimas de espessura. Cada folha não tem mais do que um décimo de mícron de espessura. O ouro, misturado com uma pequena quantidade de prata e cobre, é derretido antes de ser laminado, triturado, cortado e finalmente triturado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

CERTIFICADO DE MÉRITO ARTÍSTICO

Certificado de Mérito Artístico atribuído a Amélia Raio, participante no Luxembourg Art Prize 2022 Certificado de Mérito Artístico atribuído a Amélia Raio (Clique na imagem para observar em maior tamanho) O Luxembourg Art Prize é um Prémio artístico anual internacional, organizado por La Pinacothèque , museu situado no Grão-Ducado do Luxemburgo. O museu La Pinacothèque decidiu emitir um certificado de mérito artístico a Amélia Raio pela sua participação no Luxembourg Art Prize 2022. O certificado de mérito artístico apenas é atribuído a artistas que o museu pretende felicitar em particular, mesmo que não sejam finalistas ou vencedores.

Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio

  Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio Desta vez já emoldurada a obra de reprodução de Arte Sacra, nomeadamente a cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio. A imagem da obra emoldurada poderá também ser observada nas galerias deste blogue: Galerias - Pintura a Óleo