Avançar para o conteúdo principal

A folha de ouro de Bernard Dauvet

Bernard Dauvet – o último batedor de ouro, em França


Deu-se conta, em artigo anterior do ArteAzul’Atelier, da folha de ouro fabricada artesanalmente na empresa familiar Dauvet S.A., na localidade francesa de Excenevex, Haute Savoie, France. De facto, o dono dessa empresa, Bernard Dauvet, o último batedor de ouro ( batteur d'or ) em França, chefiando um pequeno grupo de colaboradores, fabricam por ano cerca de um milhão de pequenas folhas de ouro.
Como curiosidade, haveria no século XVIII em França à volta de 5000 batedores de ouro, assim chamados, pois o processo de fabrico consiste numa sucessão de batimentos sobre o ouro até atingir medidas ínfimas de espessura. Cada folha não tem mais do que um décimo de mícron de espessura. O ouro, misturado com uma pequena quantidade de prata e cobre, é derretido antes de ser laminado, triturado, cortado e finalmente triturado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Caixa de madeira, pintada (interior)

Decoração de caixas A caixa pintada e decorada que mostrei no artigo anterior foi também, de igual modo, pintada e decorada, no seu interior, segundo a mesma técnica, nomeadamente com o découpage e aplicação de meias pérolas. Papel de veludo foi colado na base interior da caixa de madeira.

Presépio em papel pergamano

Técnica pergamano Em papel pergamano, o presépio Naturalmente com muita satisfação pelo facto de se terem constatado, no final do ano de 2018, críticas positivas e comentários de admiração por  parte de apreciadores e colecionadores de presépios, nomeadamente aos trabalhos realizados em pergamano no ArteAzul'Atelier , por Amélia Raio, mostramos pela imagem um dos exemplares da técnica em papel pergamano – presépio – realizados por solicitação de Alice Gomes, Maria José Palma e Ivete Azevedo, a quem muito agradecemos. Galerias Pergamano