Accéder au contenu principal

Tecelagem

Tecelagem, tecidos, malhas


Tecelagem: processo de fabricação dos tecidos

A tecelagem é o processo de fabricação dos tecidos, utilizando-se técnicas que, basicamente, consistem no entrelaçamento de fios como os de lã ou seda ou ainda sintéticos, entrecruzando-se por exemplo fios horizontais – a chamada trama – num conjunto de fios verticais – a teia. Ou seja: a teia é a estrutura base que consiste num sistema de fios, servindo de suporte à passagem do fio que se vai entrelaçando naquele sistema.
O tecido é, assim, o resultado do cruzamento entre o fio e a teia, formando uma superfície de grande flexibilidade, moldando-se facilmente às superfícies onde é colocado, quer seja numa mesa, numa área arredondada ou sobre as formas do corpo humano.
Referimos também, já agora, o conceito de malha: as malhas estão próximas dos tecidos; são idênticas aos tecidos. A sua fabricação, contudo, é diferente. Não existe teia para a construção de uma malha. O fio ou os fios entrelaçam-se neles próprios com o auxílio de uma ou mais agulhas como nos casos do croché e do tricô.
Os tecidos, antes de mais, servem para proteger o corpo e para revestimentos. Servem ainda para decorar ambientes de interior. É neste sentido – o da aplicação como elemento decorativo – que o ARTEAZUL'ATELIER realiza as suas obras de tapeçaria tecida artística.

Commentaires