AzulejosArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Azulejos

Azulejos embelezam nicho interior da residência de Barros Ferreira


Resumidamente, foca-se a arte de pintar os azulejos e a sua introdução na península ibérica no artigo anterior sobre Azulejaria “Azulejar – a arte de azulejar e a sua difusão na península ibérica” retirado do livro de Joaquim Barros Ferreira “Notas sobre o azulejo no distrito de Vila Real”, tema muito bem explicitado pela palavra do escritor, poeta e investigador.
Joaquim de Barros Ferreira constrói o primeiro poema com onze anos
Joaquim de Barros Ferreira nasceu a 1 de Novembro de 1940 em Constantim, Vila Real, de mãe com formação no Ensino Primário e pai proprietário, amante da leitura. De seu tio Joaquim de Barros Correia, padre franciscano, poeta, diretor do Almanaque de Santo António, há-de receber parte da alma da poesia. É no Seminário de Santa Clara de Vila Real que constrói o primeiro poema com onze anos.
Faleceu a 17 de Janeiro de 2017.
Publicou em 1961 Vilegiatura do dia
Depois de acidentado em Angola na guerra do Ultramar, as "Publicações Setentrião", a cujo Movimento pertenceu, a par de António Cabral, Nuno Barreto, Carlos Loures, Eurico de Figueiredo, Edgar Carneiro, José Dias Baptista e outros, fazem sair Algas e Deuses, em 1965.
Entretanto termina a licenciatura em História após o que inicia a carreira docente, colaborando em periódicos regionais e dedicando-se à pintura.
Será a partir de 1993 que manifestará interesse pela investigação no campo das Ciências Humanas, fase a que concede considerável fecundidade até aos anos 2009.
Prestou colaboração no Dicionário dos Ilustres Transmontanos II e III; no Pequeno Cancioneiro de Natal, Câmara de Vila Real; Boletim cultural da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real; Revista Tellus, Câmara Municipal de Vila Real; Estudos Transmontanos e Durienses, Arquivo Distrital de Vila Real e outros.
Fazemos esta referência especial pelo facto de ter sido encomendado, em determinada altura, um painel de azulejos a Amélia Raio, do ArteAzul-Atelier, pelo Dr. Barros Ferreira para embelezar um nicho interior de dimensões razoáveis, na sua residência em Constantim, Vila Real.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.