Disponibilidade para as artesArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Disponibilidade para as artes

Aproveitamento do tempo disponível para as artes decorativas e a pintura

Nos tempos difíceis que atravessamos, com a obrigatoriedade e dever cívico ao isolamento social, para além dos trabalhos domésticos, sugerem-se todo o tipo de atividades dentro do espaço de recolhimento, numa vida recatada, mas também mais disponível para a concentração, nomeadamente no capítulo das artes em geral, particularmente nas artes decorativas e pintura, como é o meu caso.
Fui assim obrigada a interromper os encontros semanais com as minhas estimadas alunas da Universidade Sénior de Vila Real e também com os formandos que frequentavam o meu atelier – o ArteAzul’Atelier. 
Assim, deixo aqui expresso um incentivo a quem frequenta a Universidade Sénior e o meu atelier, para que, dentro de algumas limitações, evidentemente, continuem a ocupar uma parte do tempo nas artes decorativas e na pintura, criando, inovando, realizando experiências novas, com os materiais que possuírem em casa. 
Estarei disponível para, dentro das restrições que se impõem, dar resposta técnica a dúvidas que possam surgir, não só às minhas alunas e alunos, mas a todas as pessoas que pretendam iniciar ou dar continuidade a trabalhos de artes decorativas e pintura, dentro das áreas que tenho vindo a ensinar e que constam no meu blogue, em arteazul.net. Por favor, usem este endereço da internet e a rede social facebook para colocarem as questões. As respostas serão naturalmente inseridas em artigos, no blogue indicado – o ArteAzul’Atelier –, em arteazul.net.

ArteAzul'Atelier, de Amélia Raio

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio

  Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio Desta vez já emoldurada a obra de reprodução de Arte Sacra, nomeadamente a cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio. A imagem da obra emoldurada poderá também ser observada nas galerias deste blogue: Galerias - Pintura a Óleo