O artesanato

Artesanato: azulejaria e tapeçaria tecida

O ArteAzul'Atelier, mantendo as suas atividades ligadas às artes decorativas e à pintura, vê com especial interesse a azulejaria tradicional e a tapeçaria tecida artística como técnicas artesanais ancestrais e, por isso, de elevado valor histórico.
Pela investigação que se vai efetuando e aprendendo pormenores sobre os métodos de realização, o ArteAzul'Atelier procura implementar nas suas obras traços característicos antigos, ligando-se à tradição histórica, entendendo o artesanato, contudo, segundo dois pontos de vista:
1. O artesanato significa manufatura de objetos com matéria-prima existente em determinada região ou próximo desta, repetindo-se ao longo dos tempos, por vezes com ligeiras alterações, utilizando-se os mesmos materiais e utensílios. Esta será a ideia primeira ou base do artesanato ou atividade artesanal;
2. Tendo em conta a história, a tradição e a origem dos materiais, o artesão deverá voltar-se para os aspetos inovador e criativo, fazendo da atividade um meio de expressão artística. 
O ArteAzul'Atelier começou a sua atividade na vertente artesanal, pintando azulejos com vidrado em cru, cozidos posteriormente. Mais tarde, começou a efetuar, com um tear simples, pequenas peças de tapeçaria tecida artística, utilizando variados tipos de lãs, realizando trabalhos que se caracterizam pela representação mais ou menos explícita das paisagens transmontana e duriense, na tapeçaria com cores fortes e quentes e nos azulejos o azul cobalto, utilizando aqui ou ali o amarelo, fazendo novas montagens com fotos recentes e desenhos antigos.

Comentários