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Mensagens

Pergaminho e Pergamano

Técnica do papel pergamano Relação entre as palavras "pergaminho" e "pergamano" “Parchment”, em língua inglesa e “Parchemin”, em francês são as palavras que identificam o “Pergamano”, significando simultaneamente “Pergaminho”. A designação em português Pergamano é também usada internacionalmente como nome comercial. O pergamano ou arte do pergamano terá a sua origem numa antiga cidade grega, na Anatólia, capital da Panfília, hoje cidade turca - “Perge” ou “Perga”, em português, cidade ainda existente nos dias de hoje na parte sul daquele país, a Turquia. Nessa região e nesse tempo antigo, antes de Cristo, a pele de porco e de antílope, trabalhada e seca, assim como a de outros animais como ovelhas e cabras, era, para além de outras finalidades, usada para fabrico de um material de espessura fina, opaco ou transparente, resultando em superfícies lisas apropriadas para a escrita e daí a palavra “Pergaminho” - documento escrito nessa pele. De facto, naquela regiã

Pergamano e "Slow Made"

“Slow Made”: linha de orientação O pergamano como exemplo de trabalho “Slow Made” A realização de trabalhos em papel pergamano assim como dos respetivos vídeos têm sido tarefas a ocupar muitas horas do dia, durante semanas e semanas, no ArteAzul'Atelier. Elaboramos este artigo impulsionados pelo trabalho prático exaustivo com a efetivação de obras em papel pergamano, formadas pelos seus desenhos e composições, pela impressão de pormenores através da perfuração, do boleamento, corte, pintura, aplicação de elementos decorativos, sobreposições, colagens. De facto, trata-se de mencionar e deixar bem expresso, com realismo, o esmero que é necessário manter na elaboração das obras em pergamano, sempre debaixo de grande concentração de modo a que os erros não ocorram e assim se deite por terra inúmeras horas de trabalho. No pergamano, tal como o queremos executar no ArteAzul'Atelier, com a máxima perfeição possível, o tempo é essencial. Não poderá haver pressas nem vontade desme

Slow Made

Movimento "Slow Made" Valorização do tempo

Boneca de pó de carvão

Pó de carvão na azulejaria A boneca de pó de carvão marca o desenho nos azulejos

Vira-ventos

"Vira-vento" Construção de vira-ventos

Pintura por Imersão

Pintura em objetos, por imersão Todos os objetos servem para efetuar pintura por imersão Garrafas, garrafões, outras peças de vidro, objetos de madeira, metal ou cerâmica de qualquer formato ficam lindíssimos com esta técnica simples e rápida. A peça escolhida deve estar com a superfície bem lisa. Se for necessário, passa-se uma lixa fina e limpa-se bem com um pano. Com uma trincha, aplica-se uma demão de tinta branca para cerâmica, por toda a superfície. Poderá ser necessário aplicar uma segunda demão para que o fundo que suportará a pintura fique mais uniforme. Coloca-se água num balde cuja altura deve ser suficiente para mergulhar a peça por inteiro. O balde não deve encher-se completamente para não verter a água quando se mergulhar a peça. Pequenas porções de tinta vitral, uma ou mais cores, devem colocar-se suavemente, uma de cada vez, na superfície da água do balde. Estas tintas irão permanecer a boiar. Nesta altura mergulhe-se a peça por inteiro, segurando-a pela e

Falso Esmalte

"Falso" Esmalte: cola e tridimensional transparente Esmaltagem a frio

Filigrana de Papel

Técnica de filigrana de papel Cartolinas Para a realização da técnica de filigrana de papel, é necessário cortar tiras de cartolina de várias cores e, no caso presente, todas com a mesma largura - 0,5 cm. Com a ajuda de um palito, enrola-se cada tira e solta-se ligeiramente, colando a extremidade final ao respetivo enrolamento. Com os dedos, dá-se a forma pretendida, por exemplo, apertando para dar ideia de pétalas de flor. Vamos fazendo grupos para formar flores de várias formas e arranjar a composição. Colam-se os diversos elementos, segundo o esquema pré-estabelecido, num suporte que pode ser de cartolina... e fica pronto o quadro.

Mensagens Bíblicas

Mensagens bíblicas artísticas Imitação de livros antigos

Transformação visual de móvel antigo

Móvel Antigo Móvel antigo (transformação) O móvel da foto - uma cómoda em madeira de castanho - adquiriu, finalizado o trabalho, um aspeto visual de acordo com o objetivo inicial: evidência das linhas clássicas, agora em tons de cor modernos e luminosos, mantendo e realçando algumas áreas através de suaves contrastes, usando técnicas de envelhecimento. Processo de Transformação Para iniciar o trabalho, retiraram-se as ferragens. Com lixa fina, procedeu-se ao polimento das diversas superfícies, retirando parte do verniz que envolvia o móvel, alisando-se, por forma a que a aderência das tintas resultasse em pleno. Fez-se uma limpeza geral, retirando todo o pó resultante. Com tinta acrílica, deram-se três demãos, deixando secar após cada demão. Utilizou-se stencil para imprimir os elementos decorativos, pintando-se esses elementos de cor ouro. Em seguida, deu-se início à execução do envelhecimento com betume judaico misturado com óleo de linho e essência de tereb

Ovos de Páscoa

Efeito porcelânico O brilho de cores pastel

Restauro

Bandeja de latão antiga Restauro de bandeja de latão antiga

“A Sagrada Família“ de Raffaello Sanzio

Réplica a óleo de “A Sagrada Família“ Cópia a óleo de “A Sagrada Família“ de Raffaello Sanzio Durante dois anos, Amélia Raio prestou muita da sua atenção ao quadro “A Sagrada Família“ de Raffaello Sanzio, mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano. Com o objetivo de realização de uma réplica o mais próxima possível daquela obra, Amélia Raio foi construindo com toda a paciência e minúcia as linhas principais da estrutura pictórica que o autor idealizou. A exatidão das cores e diversas tonalidades constituem enormes desafios, pelo que muito estudo e trabalho experimental foi efetuado. Com as dimensões 100cm x 70cm, o trabalho de reprodução a óleo de “A Sagrada Família“ de Raffaello Sanzio encontra-se exposto no ArteAzul'Atelier, em Vila Real. Vídeo Galeria Pintura a Óleo

Découpage

Découpage no Pays-d’Enhaut, Suisse Recorte de papel e sua colagem La Braye, Château d'Oex - Pays-d'Enhaut, Suisse ( Août 2012 ) Quando se aborda o tema “Artes Decorativas”, nomeadamente as relacionadas com as técnicas que se executam artesanalmente, muito se ouve falar e muito se escreve sobre uma dessas técnicas que dá pelo nome de “Découpage”. São muitas as formas de fazer Découpage: as diversas nuances, os diferentes modos de arte ou, na pior das hipóteses, as inúmeras maneiras de trabalhar artesanalmente esta técnica manual de decoração perfazem um vasto conjunto de teorias que, aliadas à cultura, à realidade e ao saber, constituem uma prática ligada a diversas transformações da arte original e utilização de motivos mais ou menos relacionados com as respetivas vivências locais, originando resultados divergentes através de composições com elementos que o artista ou artesão escolhem aleatoriamente segundo os seus próprios gostos, tendências ou facilidades de execução.

Decoração de Móveis

Restaurar no ArteAzul'Atelier Decorar e embelezar móveis No ArteAzul'Atelier usamos a palavra "restauro" e dedicamos importância a este tema através de uma rubrica própria na área técnica e nas galerias de imagens do sítio ArteAzul'Atelier, assim como através de trabalhos práticos levados a efeito. "Restaurar" significa reparar uma obra de arte ou estrutura arquitetónica através da utilização de técnicas e operações específicas, conforme a natureza do objeto a restaurar. "Restaurar" significa também restabelecer ou reintegrar, reformar ou instituir de novo, melhorar, retificar, corrigir. Os trabalhos de restauro efetuados no ArteAzul'Atelier e, eventualmente, a efetuar no futuro dizem essencialmente respeito ao seu melhoramento em termos visuais. Isto não implica obrigatoriamente um restauro voltando exatamente às características da obra inicial mas sim ao melhoramento de algo - um objeto - que deixou de ser usado, mas que por f