ArteAzul'AtelierArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Découpage

Découpage, segundo Claude Allegri A importância do Découpage no Pays-d’Enhaut

Ovo Porcelânico

Ovo de chacota porcelânico Decoração com motivo floral

Seda: técnica do sal

Aguarela com Técnica do Sal Sal e Aguarela na seda ou musselina

Tintas para seda

Seda Tintas para seda e sua fixação

Crucifixo

Cruz em madeira com folha de estanho Técnica de gravura em folha de estanho O crucifixo que apresentamos e mostramos através da foto foi trabalhado, partindo de uma cruz em madeira revestida com folha de estanho. O motivo foi desenhado, boleado e envelhecido com patine apropriada, usando-se a técnica de gravura em folha de estanho. Por favor, clique sobre a imagem para observar em tamanho maior. Crucifixo em estanho

Papel Pergamano

Trabalhos em papel pergamano Pergamano Numa oval desenhada em papel pergamano, com as dimensões 27cm X 19cm, foi realizado por Amélia Raio um trabalho de minuciosidade, característica da técnica usada - a técnica do pergamano. As imagens deste e de outros trabalhos estão expostas na galeria virtual do Atelier , podendo no entanto observar-se na realidade um conjunto mais vasto  de obras em pergamano, no espaço ARTEAZUL'ATELIER, em Vila Real, solicitando-se para esse efeito aos interessados o favor de entrarem em contacto. Galeria Virtual Pergamano

Pergamanos

Galeria virtual pergamano Imagens de pergamanos nas galerias do ArteAzul'Atelier Uma série de trabalhos em papel pergamano encontra-se exposta através das respetivas imagens na galeria virtual pergamano do ARTEAZUL'ATELIER. Autênticos rendilhados sobre o papel de pergamano constituem a parte essencial de um trabalho efetuado com esta técnica - a técnica do pergamano. Por isso, a paciência e a minúcia são características que marcam essas rendilhas ou rendas, ornamentações preciosas para a obtenção de ótimos resultados nas obras em pergamano. O papel pergamano é um papel translúcido, bastante espesso e sólido, perfeitamente apropriado para ser trabalhado com os vários utensílios na realização da técnica. Existem semelhanças entre o pergamano e o papel de decalque, também translúcido. No entanto, o papel pergamano é bem diferente: é um papel parafinado com a particularidade de embranquecer quando é efetuado o repuxamento pelas ferramentas de trabalho. O ARTEAZUL

Découpage e Pergamano

Similitudes entre "découpage" e "pergamano" Minuciosidade Não, evidentemente não queremos comparar e muito menos igualar à qualidade artística do « découpage » - que se realiza nomeadamente na Suiça, mais concretamente nos vales e montanhas da região do Pays-d’Enhaut -, os trabalhos em pergamano, resultado de composições de diferentes imagens e barras de limitação e enquadramento, usando como suporte o papel de pergamano. Porque temos vindo, no Atelier, a efetuar obras em papel pergamano, desde há bastantes anos, e a observar, repetimos, apenas observar, obras preciosas em Découpage, ora através de sítios na internet ou mesmo na observação direta, naquela região suiça, de trabalhos de découpage como os que se encontram em exposição permanente no « Musée du Vieux Pays-d’Enhaut, » fazemos esta reflexão sabendo existirem entre as duas técnicas, pontos de contacto, isto é, analogias no que respeita aos materiais e aos utensílios. Para além da Região do « Pay

Patchwork, de Amélia Raio

Patchwork - motivo "Presépio" Opinião de Fernando Vilela

Patchwork: K-line e platex

K-line e platex no patchwork embutido Suporte para o trabalho de patchwork No patchwork, o K-line, assim chamado ao suporte que é usado para a incrustação dos tecidos é um material composto por polistireno ou poliestireno e papel, muito leve, e os cortes pelas linhas lá desenhadas executam-se facilmente com um estilete. Antecipadamente, é colada pela parte inferior do K-line uma placa de platex. Este material pode ter diferentes espessuras para este efeito: dos 2,5 aos 4 mm. O platex é um aglomerado de fibras de madeiras resinosas, comprimidas a temperaturas e pressões muito elevadas que lhe dão grande resistência. Deste modo, o K-line e o platex formam uma base de suporte suficientemente sensível para o trabalho de patchwork embutido e, ao mesmo temo, uma estrutura resistente. Esta é a primeira tarefa antes de se iniciar a obra propriamente dita com a feitura do desenho, a colagem e embutimento dos diversos tecidos, normalmente com diversas cores e texturas. Nos últimos a

Presépio em patchwork

Construção de um presépio com a técnica patchwork Inspiração na época natalícia Na época natalícia a inspiração ocorre de um modo natural, pelo acontecimento, a celebração do nascimento de Jesus e a festa da família. Deste modo, os ambientes das nossas casas tornam-se calorosamente luminosos e as cores sobressaem vistosas e alegres. As compras de objetos e arranjos florais tornaram-se um hábito e é neste sentido que incentivamos a uma certa criatividade e simplicidade, metendo as mãos na massa, realizando, ou pelo menos contribuindo para a construção de uma boa decoração interior, singela mas carregada de significado, efetuando, porque não, uma ou outra obra de trabalhos manuais, exercitando e dando lugar à capacidade artística. Poderíamos dar imensas sugestões para a realização de qualquer elemento que contribuísse para a valorização decorativa da festa do Natal. Por agora, apresentamos um trabalho em patchwork embutido que realizámos em diversas colorações. O patchwork é uma

Pintura a óleo

A Cor A busca da cor a partir de modelos naturais

Garrafão decorado com folha de estanho

Garrafão Antigo Peças trabalhadas em folha de estanho O garrafão da imagem, em vidro fino de cor verde foi encontrado numa velha adega. A peça era inicialmente protegida por cuidadoso empalhamento entre a parede do vidro e o acabamento exterior em vime entrelaçado pelo processo artesanal usado na cestaria. Esta peça antiga com capacidade de mais ou menos dez litros terá no mínimo oitenta anos e era usada para guardar vinho. Tem de altura 45 cm, de largura na parte bojuda 30 cm e a parte mais estreita - o gargalo - 5 cm. De facto, o revestimento deste garrafão, ao longo dos anos, foi-se deteriorando, decidindo-se assim a sua recuperação para efeitos decorativos, agora sem a parte do vime e palha que até hoje preservaram na perfeição a parte importante - o vidro. Assim, decidiu-se aplicar, distintas no seu tamanho e forma, seis peças trabalhadas em folha de estanho, utilizando-se motivos florais e a gravura como técnica principal, colocando-as em pontos devidamente estudados