ArteAzul'AtelierArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Sobre a Seda

O ArteAzul'Atelier tem em mãos um trabalho de pesquisa e investigação sobre a Seda, baseado também na experiência adquirida com os trabalhos realizados e diferentes tipos de tintas e processos de fixação usados. Através de textos e imagens exemplificativas, encontrar-se-á neste blogue do Atelier um pouco da história da seda desde que se conhecem algumas teorias sobre as técnicas de pintura na antiguidade até às técnicas mais modernas, inovadoras, com novos utensílios e tintas de características especiais. Os artigos irão surgindo naquela rubrica, dando a conhecer aos que se interessam pelas artes decorativas, concretamente aos amantes da pintura em seda, muito dos métodos que foram evoluindo ao longo dos tempos, culminando nos dias de hoje com técnicas que poderemos denominar como revolucionárias.

Seda

Pintura em seda Uma das muitas atenções que o ArteAzul'Atelier tem colocado no desenvolvimento do seu trabalho é a seda, mais concretamente a Pintura em Seda. O Atelier, por diversas vezes, estudou e executou trabalhos em seda, resultado de contactos e ações de formação por parte de Amélia Raio, principal mentora do projeto ArteAzul'Atelier, com Denise Meneghello, artista plástica brasileira e apresentadora de programas televisivos no seu país relacionados com a temática da seda e da pintura sobre a seda.  Amélia Raio entende que no capítulo das sedas muito há a explorar e a realizar pelo que, com o mesmo empenhamento imprimido em outras áreas das artes decorativas, pretende dar continuidade ao aperfeiçoamento de novas técnicas, colocando-as em prática. São técnicas inovadoras em que são usados materiais modernos, adequados para o efeito, como tintas especiais e substâncias gelatinosas.

Relicários

Registos e Relicários O ArteAzul'Atelier possui uma coleção de registos e relicários, efetuados por Amélia Raio, cujas imagens podem ser observadas em arteazul.net . Os relicários, peças semelhantes aos registos, são executados com a mesma técnica e, do mesmo modo que os registos, segundo os objetivos do ArteAzul'Atelier, são utilizados vidros finos, cortados de acordo com os formatos previamente estabelecidos. Registos e Relicários (clique para visualizar em tamanho grande) Os relicários, num sentido mais sério e digno, são estruturas construídas de materiais diversos que permitem preservar corpos de santos ou parte deles; objectos; substâncias ou algo material para efeitos de veneração no âmbito religioso. Modernamente, os relicários vêm sendo também utilizados para guardar e ao mesmo tempo expor imagens tridimensionais de santos, do mesmo modo no sentido da veneração. São estes a que o ArteAzul'Atelier dá atenção especial.

Pintura de Sublimação

A "Pintura de Sublimação" é um tema a que o ArteAzul Atelier tem vindo a dedicar atenção em virtude da visualização de programa de origem argentina "Las Manos de Hermínia" que trata de artes decorativas. De momento, a investigação efetuada sobre este assunto diz respeito apenas à componente teórica, nomeadamente à pesquisa acerca das tintas usadas para esta técnica de artes decorativas e seus efeitos.

"A Sagrada Família" de Palma il Vecchio

Cópia efetuada a óleo de "A Sagrada Família" de Palma il Vecchio A imagem representa a pintura a óleo de Palma il Vecchio - "A Sagrada Família". Palma il Vecchio, pintor veneziano, começou a pintar este quadro em 1508, terminando-o no ano de 1512. N'A Sagrada Família gravada nesta obra, segundo a inspiração do seu autor, além do Menino, sua Mãe Maria e José, figuram também São João Baptista e Maria de Magdala (Madalena). O brilho das cores e o enquadramento dos personagens na paisagem são aspetos que caracterizavam a pintura veneziana.  Uma das atividades que o ArteAzul'Atelier tem vindo a desenvolver é a reprodução a óleo de Arte Sacra, de pintores clássicos, por Amélia Raio. 

Relógios com molduras envelhecidas

"Relógios com molduras envelhecidas" é um dos temas que, através de algumas sugestivas imagens, Cris Valansuelo apresenta no seu blogue " Ateliê Cris Valansuelo ". São para o ArteAzul Atelier assuntos considerados importantes aqueles que constituem alguma novidade. É o caso dos relógios com molduras envelhecidas. De facto, são inesgotáveis as técnicas de artes decorativas e suas nuances. Qualquer objeto é suscetível de ser pintado, decorado, transmitindo-se-lhe beleza e mesmo um cunho personalizado. Esta forma de levar a arte decorativa até ao último recanto de uma determinada obra é admiravelmente entusiasmante. Repare-se que a autora emoldurou determinados objetos - relógios - decorados ou não, valorizando sobremaneira as molduras que os envolvem.

Técnicas nas artes decorativas

As variadíssimas nuances nas artes decorativas Constata-se que existem um sem número de técnicas nas chamadas artes decorativas às quais, neste blogue, damos especial importância. É útil realçar que, por sua vez, cada técnica por si só estabelece também uma infinidade de nuances, dependendo, claro está, da imaginação criativa de cada artista. Os instrumentos, as tintas e as misturas que se efetuam com estas dão origem a resultados teoricamente infinitos. De facto, de uma técnica que percorreu a história, sendo por isso tradicional, podem diferentes artistas retirar resultados diversos. Estes resultados, no entanto, conseguem-se na maior parte das vezes depois de muito trabalho experimental e de muito estudo e pesquisa. Concluímos deste modo que a criatividade inovadora é importante para o desenvolvimento das artes decorativas, tornando-as dinâmicas, mais ricas e interessantes, reconhecendo-se, contudo, a importância da preservação histórica e tradicional das técnicas e respetivo