Avançar para o conteúdo principal

Atelier

Dentro dos temas das artes decorativas, da pintura, do tricô e do croché, encontram-se inseridas nestas páginas informações sobre as atividades do ArteAzul'Atelier, em Vila Real:
trabalhos artesanais e exercícios práticos, com explicações breves das técnicas usadas;
mostra de imagens e vídeos;
referência a ações de formação levadas a efeito dentro e fora do Atelier.

Atividades decorativas artesanais e pintura; arte e comunicação

Informação, Inovação e Arte

Observe a história, a evolução e os conteúdos sobre as atividades desenvolvidas. O projeto ArteAzul'Atelier conta, desde Novembro de 2001, com um espaço de trabalho e exposição, o Atelier em Vila Real, Portugal, onde se incentivam crianças, jovens e adultos à aprendizagem das técnicas das artes decorativas e iniciação à pintura.

Formação

A transmissão de conhecimentos técnicos a pessoas de todas as idades constitui para o ArteAzul'Atelier uma parte importante das suas tarefas. Nesta área de atividades, no entanto, não é apenas nossa preocupação a simples transmissão de saberes sobre as artes decorativas. A procura de optimização de resultados e disponibilização de ambientes de serenidade, descontraídos, confortáveis e familiares são essenciais para criar envolvências capazes de proporcionar momentos de bem-estar.

O ArteAzul'Atelier - evolução

Em alguns artigos publicados neste sítio da internet, tivemos já oportunidade de descrever com pormenor o ArteAzul'Atelier, nomeadamente sobre o seu início e continuidade do projeto que tem vindo a desenvolver-se desde finais de 2001.
Tendo sido a pintura tradicional em azulejos um dos capítulos de iniciação das atividades do ArteAzul'Atelier, servindo a azulejaria de mote para a sua designação, variadíssimas áreas das artes decorativas e também a pintura se foram acrescentando à ideia inicial. Entendeu-se como elemento relevante, para além da execução artesanal e a realização de obra artística, a divulgação dos trabalhos e obras realizadas, com algumas exposições, mas principalmente através da internet. A comunicação constitui assim uma parte importantíssima do ArteAzul'Atelier, no sentido de, com imagens e descrições teóricas, dar a conhecer o desenvolvimento do projeto e novidades sobre as diferentes tarefas. Acrescentámos, em 2006, uma vertente informativa não diretamente relacionada com as atividades decorativas artesanais, privilegiando algumas notícias regionais, complementares a outros sítios da web, com especial incidência as respeitantes a Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como artigos de opinião e outros temas das regiões, numa perspetiva de manutenção da originalidade e cuidado devido na comunicação.
O capítulo da comunicação escrita, complementada muitas vezes com fotos e outras imagens, tornou-se uma das atividades importantes do Atelier, servindo-nos de recursos que consideramos interessantes e, deste modo, tentando levar por diante constantes progressos nos métodos de trabalho e formas de divulgação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Caixa de madeira, pintada (interior)

Decoração de caixas A caixa pintada e decorada que mostrei no artigo anterior foi também, de igual modo, pintada e decorada, no seu interior, segundo a mesma técnica, nomeadamente com o découpage e aplicação de meias pérolas. Papel de veludo foi colado na base interior da caixa de madeira.

Adoração dos Magos

Cópia a óleo da "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni Cópia a óleo da "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio Tenho vindo a realizar a cópia a óleo sobre tela da obra do pintor italiano do período barroco - Giuseppe Peroni – “Adoração dos Magos” (O Presépio). Essa cópia, como pode constatar-se na foto de hoje, dia 28/01/2021, está já numa fase avançada da sua concretização.