NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

As lojas chinesas estão a tornar-se uma praga, graças à pouca cultura que a nossa gente tem. Cada vez que compram um produto chinês, nós os portugueses e Portugal, ficamos mais pobres. Além disso, ao comprarmos produtos chineses estamos a empurrar mais portugueses para o desemprego.

Digam-me o que é que os comerciantes chineses compram nas lojas portuguesas? Porque é que não têm, também, alguns produtos portugueses nas suas lojas? O que me parece é que eles praticam um quase racismo comercial, relativamente aos produtos portugueses. A forma de os fazer mudar de estratégia é, ao entrar nas suas lojas, questioná-los, pedir-lhes produtos portugueses. Se sabem que somos nós que lhe demos dinheiro a ganhar, também deviam pensar um pouco em retribuir e não só mandar dinheiro para a China. A maior parte dos produtos chineses não têm qualidade, pelo que lembramos: «quem se veste de ruim pano, veste-se duas vezes no ano.»

Caixa Shabby Chic

Caixa decorada ao estilo Shabby Chic

Depois de pintada com uma cor pastel, colou-se guardanapo decorativo na tampa e aplicaram-se rendas, rosinhas de tecido, pequenas pérolas, cordão acetinado, etc. A parte lateral da caixa foi decorada com pequenos arabescos de tinta dimensional madrepérola. Obteve-se, assim, uma decoração harmoniosa no estilo e nas cores.

Ler mais...

Relicários Presépio

Relicários com as figuras centrais do presépio

As figuras principais do presépio - representação do estábulo onde nasceu Jesus Cristo -, o Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José têm sido nesta que se aproxima e em outras festas de Natal os motivos para a realização de composições que procuramos sejam desenhadas e construídas com originalidade.

Ler mais...

Imitação de Madrepérola

Exemplificação do efeito Madrepérola

Para exemplificar a imitação de madrepérola, servimo-nos de uma pequena caixa de madeira cuja tampa foi decorada usando essa técnica. Em primeiro lugar, pintou-se a tampa com tinta branca. Aplicou-se depois uma camada de cola branca e alisou-se.

Ler mais...

Mensagens Artísticas

Imitação de livros antigos

As mensagens artísticas a que nos referimos e que temos vindo a efectuar no Atelier dizem respeito à imitação de livros antigos a partir de, por exemplo, listas telefónicas desactualizadas. O objectivo desta técnica é realçar o aspecto artístico com sinais de envelhecimento num conjunto harmonioso, normalmente de tonalidades douradas, onde é inscrita uma mensagem.

Ler mais...

A palavra "Pergamano"

Pergamano ou "Parchment Craft"

A palavra "Pergamano" ou, na língua inglesa, "Parchment" - que também significa "Pergaminho" - ou mais precisamente "Parchment Craft" é o trabalho artesanal de embelezamento de um determinado papel, o papel vegetal. 

Ler mais...

Bandeja de latão antiga

Restauro de bandeja de latão antiga

A imagem fotográfica é de uma bandeja em fase adiantada de restauro. A peça apresentava a cor preta de fundo danificada, assim como a cercadura dourada muito apagada. A parte interior, o florão, relativamente em bom estado, exibia, contudo, alguns pingos de tinta, manchando a composição em alguns pontos. Estes pingos foram já retirados.

Ler mais...

Outubro

Outubro suão

Outubro suão, negaças no Verão.

Arreganha-te, castanha, que amanhã é o teu dia.

Vale mais pão duro que vinho maduro.

Fundos Europeus

Fundos: obrigação de acolher para contribuir

O burburinho começa lentamente a instalar-se num ambiente descontraído, falsamente descontraído, quem sabe, fluido como se deseja neste tempo que antecede a  reunião para que todos foram convidados: pequenos empresários, simples negociantes, expositores, artistas, artesãos, curiosos, representantes regionais de partidos políticos. As escadas de acesso à antecâmara deram suporte aos primeiros cumprimentos ou só acenos, uns espontâneos, outros diplomáticos.

Ler mais...