NOTA ! Este sítio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes.

Se não alterar os parâmetros do seu navegador, está de acordo. Saber mais

Compreendo

ArteAzul-Atelier

 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Ver detalhes

O bragançano, Virgílio Gomes (irmão do ex-governador civil de Bragança) é um dos maiores especialistas nacionais em gastronomia. Semanalmente somos um dos privilegiados com as suas belas e suculentas crónicas gastronómicas que nos ajudam a recordar saberes da gastronomia tradicional, mas, principalmente, à aquisição de novos saberes dos sabores da mesa e do estômago. Uma vez ou outra, damos-lhe o nosso ponto de vista, que ele recebe sempre com a humildade de bom transmontano. É, talvez, esta sua humildade e descrição quando se expõe que ainda o elevam mais. Por isso, sentimo-nos honrados e agradecidos em nos mimar com as suas crónicas de saberes sobre os sabores. Para os que pretendam consultar o seu site, aqui fica: virgiliogomes.com. Desejamos a Virgílio Gomes, autor do livro «Transmontanices - Causas de Comer», que a sua pena nunca se canse.

A cor na seda

O realce das cores na pintura em seda

A seda, por si só, é já uma obra de arte, pela sua beleza e qualidade textural. Pintando um tecido de seda de boa qualidade, as tintas penetram de tal forma na sua estrutura que passam a fazer parte dela adquirindo um aumento substancial no seu brilho. Portanto, a seda tem a propriedade de realçar as cores das tintas que lhe são impregnadas.

Ler mais...

Pintura "Alla Prima"

À primeira

Até ao século XIX, os pintores, desconhecendo o conceito da pintura "Alla Prima" e que se dedicavam à paisagem trabalhavam quase todo o tempo no atelier, saindo apenas para fazer esboços e rápidas anotações ao ar livre. Este método de trabalho fazia com que as cenas pintadas parecessem artificiais. Eram, muitas delas, paisagens idealistas e abstratas, sem nada que as identificasse com alguma região ou país.

Ler mais...

A Descolonização da Guiné-Bissau

Livro: «A Descolonização da Guiné-Bissau e o Movimento dos Capitães», de Jorge Golias

...também, fala de Mirandela e da Casa Esteves

Registo o novo livro, «A Descolonização da Guiné-Bissau e o Movimento dos Capitães», de Jorge Sales Golias, que foi lançado dia 14 de Abril, pelas 18H00, no Palácio da Independência – na Comissão de História Militar, um lugar muito nobre e mítico para Portugal e a sua História.

Ler mais...

Conquista de Ceuta

Há 600 anos Portugal conquistou Ceuta

Faz 600 anos dia 21 deste mês que o exército, comandado por D. João I, Rei de Portugal, conquistou a cidade de Ceuta, localizada no norte de África. 

Ler mais...